Policia Militar do Estado de Rondônia, em apoio à Justiça, realizou estudo de situação e reintegração de posse em uma fazenda localizada na área de abrangência do 8º BPM.

Com o apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Núcleo de Operações Aérea (NOA) e Politec, foi realizada nos dias 28 e 29 de julho, uma reintegração de posse na Fazenda Jatobá, que fica na zona rural do município de Machadinho do Oeste. Com efetivo de 40 policiais e visando tal cumprimento, a operação policial foi devidamente planejada e coordenada, obedecendo ao ordenamento jurídico, objetivando a Ordem Pública, a incolumidade das pessoas e do patrimônio, além de garantir a segurança física do Oficial de Justiça, facilitando seu acesso na área em litígio, de modo a dar o fiel cumprimento do mandado.

A equipe do NOA ao sobrevoar a área, verificou que algumas pessoas correram, não sendo possível encontrá-las posteriormente, após a chegada dos policiais ao acampamento devido à dificuldade no acesso. No meio da mata foram encontrados alguns barracos, uma espingarda, rojão, uma motocicleta em péssimas condições, roupas, colchões, utensílios domésticos e dois motosserras.

Nos dois dias de deslocamento até o acampamento, os invasores atearam fogo em uma grande área de pastagem, no intuito de intimidar e impedir a aproximação do comboio, mas um deles foi preso em flagrante e foi conduzido por crime ambiental.