Emater e Idaron alertam produtores para não levarem embalagens sem passar pelo processo completo.

Durante entrevista de Sideney Antônio, que é gerente local da Emater em Presidente Médici (RO), há 400 km de Porto Velho, todos os produtores que adquiriram defensivos agrícolas e alguns medicamentos, dentre eles pour-on, foram alertados dos prazos e postos de coletas das devoluções das embalagens dos produtos.

A questão, é que alguns produtores, não estão realizando o processo exigido pelos órgãos fiscalizadores, na hora de entregar, devolver as embalagens, que são obrigadas a passar pelo processo.

Lavagem das embalagens

A legislação brasileira determina que todas as embalagens rígidas de defensivos agrícolas devem ser lavadas com o objetivo de evitar a sua contaminação com produto residual.

Além disso, os procedimentos de lavagem, quando realizados durante a preparação da calda, evitam desperdício do produto e reduzem riscos de contaminação do meio ambiente. A lavagem é indispensável para a reciclagem posterior do produto e deve ser feita conforme norma específica (NBR 13.968) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Mesmo previsto em lei rígida, alguns produtores estão levando as embalagens sem passar pelo protocolo, o que leva riscos para a saúde dos técnicos da Emater e Idaron, além do próprio produtor.

Acompanhe a fala de Sidney Antônio na íntegra. Clique e Ouça: