Nos EUA, covid é confirmada como única causa da morte em apenas 5% dos casos

Quase metade dos óbitos registrados como Covid nos EUA contaram também com infecção pelo vírus influenza ou quadro de pneumonia

A Covid-19 foi apontada como a única causa de morte em apenas 5% de todas as 546 mil mortes ocorridas nos Estados Unidos desde o início da pandemia. Os dados são do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde (NCHS, sigla em inglês) do Centro para Controle de Doenças (CDC). O levantamento também aponta que foram identificadas nos demais 95% óbitos, em média, quatro comorbidades, para além da própria covid. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Os dados do NCHS são atualizados diária e semanalmente e têm origem nas certidões de óbitos emitidos nos municípios e estados.

As comorbidades mais comuns são a gripe influenza pneumonia, problemas respiratórios, hipertensão, diabetes e problemas cardíacos.

Mais de 20 mil vítimas que faleceram infectadas por covid também tinham Doença de Alzheimer. A obesidade vitimou 21 mil pessoas.

Quase a metade dos óbitos pela Covid registrados nos EUA contaram também com infecção pelo vírus influenza ou quadro de pneumonia.

matéria: diariodopoder